A importância do chocolate de qualidade

Para alegria de todos, o mais querido dos doces passou de vilão das dietas à alimento benéfico para a saúde, especialmente a versão amarga, com maiores teores de cacau. Tudo isso porque chocolate contém endorfinas (que são um antidepressivo natural), cafeína (que acelera o metabolismo, ajuda a queimar calorias e melhora o desempenho mental) e antioxidantes (que reduzem o colesterol e previnem o envelhecimento).

Dessa forma, um consumo moderado de chocolate amargo (uma barrinha de 30 gramas ou três bombons pequenos, não ultrapassando 100 gramas por dia) pode fazer bem à saúde. Existe notícia melhor que essa?

chocolate amargo

Mas é preciso cuidado com a qualidade dos produtos de massa que consumimos. A legislação brasileira permite que o nosso chocolate contenha apenas 25% de derivados de cacau e adição de gordura vegetal hidrogenada – o que favorece os fabricantes, pois permite baratear o produto e aumentar a vida de prateleira. Na Europa, um produto assim sequer seria considerado chocolate – o chocolate de verdade contém basicamente massa de cacau e manteiga de cacau. A gordura vegetal hidrogenada (gordura trans) é péssima para a saúde, pois aumenta o colesterol e favorece a obesidade.

Felizmente o mercado está mudando e já é possível encontrar algum chocolate de qualidade no Brasil, proveniente de pequenos produtores na Bahia ou de fabricantes europeus. E é exatamente este tipo de chocolate que a Méli-Mélo utiliza. Acreditamos que chocolate tem que proporcionar prazer com saúde!

About these ads

2 thoughts on “A importância do chocolate de qualidade

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s