A Madame Chocolat

Neste último sábado a Méli-Mélo Chocolat participou do curso “Mercado, Inovação e Tendências em Chocolate Gourmet”, promovido pela Escola Castelli em Canela, na Serra Gaúcha.

O curso foi ministrado pela francesa Chloé Doutre-Roussel, que atua como consultora de empresas do ramo e é a maior especialista em chocolate do mundo. Por sua paixão pelo chocolate, que inclui roupas com bolsos especiais para guardar barrinhas da iguaria, baixas temperaturas em casa para acondicionar bem o produto e paladar apuradíssimo para degustá-lo (até cuspindo fora chocolate de má qualidade), Chloé virou um ícone desse business e ganhou o apelido de Madame Chocolat.

Chloé Doutre-Roussel (à esquerda)
Chloé, a Madame Chocolat (à esquerda)

O ponto alto do curso foi, sem dúvida, a degustação – técnica que está muito além de simplesmente comer, pois utiliza os cinco sentidos. Foram realizadas três rodadas, a primeira com chocolates diversos, a segunda somente com chocolates de origem Madagascar e a última com chocolates brasileiros, produzidos com cacau da Bahia. No total foram 20 tipos diferentes, entre eles o Fortunato nº 4, um dos chocolates mais caros do mundo – 18 dólares por uma barrinha simples de 60 gramas. Ele é produzido com um cacau raro do Peru e tem uma incrível complexidade aromática.

A especialista encantou a todos com sua simpatia e profundo conhecimento, deixando um gostinho de quero mais. O evento foi encerrado com um coquetel super especial providenciado pela competente equipe da Castelli.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s