Mendiants: tradição francesa de Natal

Um disco de chocolate coberto com frutas secas e nuts. Simples e delicioso. Mas ao mesmo tempo sofisticado, pois tem suas origens na França, mais exatamente na Provence.

A tradição de Natal mais típica da Provence são as 13 Sobremesas. Elas são uma referência implícita à Santa Ceia, com Jesus Cristo e seus doze apóstolos. Dentre essas 13 sobremesas, 4 delas representam as grandes ordens mendicantes da Igreja Católica: as nozes (Agostinhos); as amêndoas (Carmelitas); os figos secos (Franciscanos); e as passas de uva (Dominicanos). A cor desses alimentos lembraria a cor das vestes dos monges.

frutas secas mendiants meli-melo

Como tudo fica melhor com chocolate, alguém teve a excelente idéia de juntar todas essas delícias, e voilà.

mendiants meli-melo 2

Hoje, os mendiants são feitos com qualquer tipo de chocolate (branco, ao leite, noir) e cobertos com o que a imaginação mandar. Quanto mais colorido, melhor.

A Méli-Mélo Chocolat trouxe essa novidade para o Natal 2013 e agradou bastante o público porto-alegrense. Nossos mendiants são feitos com um blend de chocolate (uma mistura de chocolate ao leite com meio amargo) e cobertos com três ou quatro ingredientes entre nozes chilenas, amêndoas, avelãs, pistache, damasco turco, passas de cranberry e passas de uva branca.

C’est délicieux!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s