Blog

pao de mel meli melo chocolat

Pão-de-mel é uma coisa tão gostosa, mas tãããoo gostosa, que é consumida o ano inteiro. Você conhece alguém que não goste?

Eu também acho que o sabor de especiarias da massa tem tudo a ver com Natal! Mas será que tem como dar uma cara mais natalina pra ele? Tem sim e eu tenho algumas ideias pra compartilhar com você – e não tem nada a ver com embalagem 😉

Mas antes de dar as dicas, quero te lembrar que um bom pão-de-mel tem que ser banhado num bom chocolate – isso mesmo, nada de coberturas, use um chocolate verdadeiro e que precise de temperagem.

 

PÃO-DE-MEL DECORADO COM TRANSFER OU FRUTAS SECAS

pao de mel natalino

Está vendo o acabamento retinho desses pães-de-mel?

O primeiro pão-de-mel da foto foi banhado normalmente em chocolate e depositado sobre uma folha de transfer para chocolate (aquelas folhas de acetato estampadas com manteiga de cacau colorida). Depois de pronto, ele foi invertido – a parte estampada ficou sendo o topo do pão-de-mel. Essa é a melhor forma de aplicar transfer e ter um bom resultado, já que a parte de cima do pão-de-mel é muito arredondada para dar acabamento.

Já o segundo pão-de-mel foi banhado invertido mesmo, e em seguida foram aplicados pedaços de damasco, ameixa e amêndoa. Que cara apetitosa hein?

 

PÃO-DE-MEL DECORADO COM ARABESCOS METALIZADOS

Esse acabamento requer um pouquinho mais de paciência e dedicação.

Os riscos de chocolate foram feitos após o banho, utilizando um papelote de papel manteiga com pontinha bem fina. Eles não são aleatórios, note que cada um deles tem um desenho (eu adoro xadrez e linhas circulares suaves). O resultado são diversos tipos de arabescos.

Depois de bem seco, foi aplicado pó metalizado para uso em confeitaria com pincel macio. A época pede dourado e cobre, mas você também pode usar verde e vermelho.

 

BOLO PÃO-DE-MEL COM GANACHE DE CHOCOLATE

pao de mel natalino meli melo chocolat

Aqui dispensamos as forminhas e partimos para aquelas formas de bolo lindonas, sabe?

A cobertura que eu faço é de ganache de chocolate ao leite, mas também poderia ser um doce de leite mais líquido. Eu uso ganache pois acho o apelo do chocolate irresistível – e já que dispensamos o banho, trazemos ele de volta em forma de creme.

Para guarnecer, frutas secas e nuts. Na foto tem o meu trio preferido: damasco, ameixa e amêndoa. Além do sabor desses três, eu gosto do damasco por causa da cor, da ameixa por causa da maciez e da amêndoa por causa do formato.

Fica ou não fica lindo numa mesa de Natal?

E você, costuma mudar a aparência do pão-de-mel no Natal também? Deixe a sua dica nos comentários 😉

Continue a leitura no blog: veja aqui dicas para aproveitar as sobras de panetone.

  1. […] Continue a leitura no blog: clique aqui para ver dicas pra deixar o pão-de-mel com uma cara mais natalina! […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.