Blog

panetone no tecido

Dezembro no ar e contagem regressiva para o Natal! Eu amo essa época, e você? Um dos meus produtos preferidos é o panetone – isso mesmo, com uva passa e frutas cristalizadas (me julguem)! Sempre acho os chocotones mais sequinhos e as gotas de chocolate meio sem sabor.

Em outros Natais eu trabalhei bastante com os mini panetones e mini chocotones, que tem uma grande saída como presentinho – afinal nessa época ninguém quer esquecer de ninguém, não é mesmo?

Mas sempre dispensei as caixinhas e embalagens prontas. Pra dar um charme extra, gostava de embalar em tecidinhos, de preferência que tenham a ver com a temática da época, o clássico verde e vermelho:

mini panetones meli melo chocolat

Essa dobra do tecido e o nó em cima lembram uma técnica japonesa de embrulhar com tecidos, chamada furoshiki.

Outra ideia legal é vestir o panetone com algo que lembre a roupa do Papai Noel, e uma cobertura de chocolate branco pra lembrar a neve:

mini chocotone meli melo chocolat

Fica super delicado e de encher os olhos!

Mas a maioria dos panetones é recheado e a melhor parte, que é o miolo, acaba sobrando. Não belisque essa sobra – transforme ela em lucro!

Tem dois produtos que eu adorava fazer com essas sobras e deixo a dica pra você.

Eu misturava as sobras do panetone com um pouco de nutella e cointreau (um licor de laranja francês que eu amo e coloco em quase tudo), o suficiente para dar liga e fazer uma massa modelável.

O sabor de avelãs e de laranja combina de uma forma incrível com o panetone. O ideal é picar bem a massa e fazer a mistura com as mãos. Com essa massa eu fazia:

 

BOLINHAS DE PANETONE 

Parece trufa, mas não é! Muito fácil de fazer. Basta modelar a massa em bolinhas de 20gr e banhar no chocolate meio amargo.

trufa panetone meli melo chocolat

Mas atenção, use um chocolate bom e faça a temperagem, nada de coberturas fracionadas nem hidrogenadas.

 

PRESENTES DE PANETONE

É um tipo de bombom gigante. Essa forma é econômica, de acetato com silicone, e bem fácil de encontrar nas lojas de confeitaria.

presente panetone chocolate meli melo chocolat

Basta colocar o chocolate temperado na cavidade da forma até a marcação interna, colocar o silicone e fechar com a parte externa da forma – isso forma a casquinha. Assim que a casquinha estiver seca é só rechear com a massa de panetone, cobrir com mais chocolate temperado, levar à geladeira por 15 minutos e está pronto!

E assim conseguimos 100% de aproveitamento dos panetones. Agora é só caprichar nas embalagens e na apresentação 🙂

Continue a leitura no blog: clique aqui para ver dicas pra deixar o pão-de-mel com uma cara mais natalina!

  1. […] Continue a leitura no blog: veja aqui dicas para aproveitar as sobras de panetone. […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.