Dica de Natal: o que fazer com as sobras de panetone?
Dezembro no ar e contagem regressiva para o Natal! Eu amo essa época, e você?
Um dos meus produtos preferidos é o panetone – isso mesmo, com uva passa e frutas cristalizadas (me julguem)! Sempre acho os chocotones mais sequinhos e as gotas de chocolate meio sem sabor.
Em outros Natais eu trabalhei bastante com os mini panetones e mini chocotones, que tem uma grande saída como presentinho – afinal nessa época ninguém quer esquecer de ninguém, não é mesmo?
Mas sempre dispensei as caixinhas e embalagens prontas. Pra dar um charme extra, gostava de embalar em tecidinhos, de preferência que tenham a ver com a temática da época, o clássico verde e vermelho:
Essa dobra do tecido e o nó em cima lembram uma técnica japonesa de embrulhar com tecidos, chamada furoshiki.
Outra ideia legal é vestir o panetone com algo que lembre a roupa do Papai Noel, e uma cobertura de chocolate branco pra lembrar a neve:
Fica super delicado e de encher os olhos!
Mas a maioria dos panetones é recheado e a melhor parte, que é o miolo, acaba sobrando. Não belisque essa sobra – transforme ela em lucro!
Tem dois produtos que eu adorava fazer com essas sobras e deixo a dica pra você.
Eu misturava as sobras do panetone com um pouco de nutella e cointreau (um licor de laranja francês que eu amo e coloco em quase tudo), o suficiente para dar liga e fazer uma massa modelável.
O sabor de avelãs e de laranja combina de uma forma incrível com o panetone. O ideal é picar bem a massa e fazer a mistura com as mãos. Com essa massa eu fazia:
BOLINHAS DE PANETONE
Parece trufa, mas não é! Muito fácil de fazer. Basta modelar a massa em bolinhas de 20gr e banhar no chocolate meio amargo.
Mas atenção, use um chocolate de qualidade e faça a temperagem, nada de coberturas fracionadas nem hidrogenadas.
PRESENTES DE PANETONE
É um tipo de bombom gigante. Essa forma é econômica, de acetato com silicone, e bem fácil de encontrar nas lojas de confeitaria.
Basta colocar o chocolate temperado na cavidade da forma até a marcação interna, colocar o silicone e fechar com a parte externa da forma – isso forma a casquinha.
Assim que a casquinha estiver seca é só rechear com a massa de panetone, cobrir com mais chocolate temperado, levar à geladeira por 15 minutos e está pronto!
E assim conseguimos 100% de aproveitamento dos panetones. Agora é só caprichar nas embalagens e na apresentação 🙂
Conheça meu curso completo para quem deseja empreender com chocolate clicando aqui.
[…] Continue a leitura no blog: veja aqui dicas para aproveitar as sobras de panetone. […]
[…] Continue a leitura no blog: veja aqui dicas para aproveitar as sobras de panetone. […]