Blog

trufas-mendiants-meli-melo-chocolat

Pense na vitrine de uma boa chocolateria. Naquela fartura de bombons, tabletes, trufas, figuras diversas, drageados, frutas secas cobertas com chocolate… Naquele contraste de cores chocólatras, no perfume de chocolate… Nossa, estou quase saindo do assunto hein? O que quero dizer, na verdade, é que quando se domina o manuseio do chocolate, quanta coisa deliciosa dá para fazer. O céu é o limite!

Mas para começar a trabalhar com chocolate você não precisa ofertar tantos produtos assim. Pelo contrário, se você tiver um portfólio muito grande, você vai precisar ter sempre à mão uma infinidade de insumos para a produção e embalagens. Então, simplifique!

Eu tenho paixão pelos chocolates mais simples, descomplicados, daqueles que trazem conforto aos momentos mais simples do dia-a-dia. Sem frescura. Então trago aqui duas ideias de chocolates fáceis de fazer (e de vender também).

Um dos produtos de chocolate mais fáceis de fazer são os mendiants, aqueles disquinhos de chocolate cobertos com frutas secas e nuts. De origem europeia, eles fazem muito sucesso entre nós brasileiros – tenho vários alunos que afirmam que os mendiants são o carro chefe das suas vendas. Para fazê-los é muito simples: basta pingar o chocolate já temperado com saco de confeitar sobre um papel manteiga, e imediatamente aplicar os toppings da sua preferência. Dá para fazer uma combinação incrível de cores e de sabores!

Outro produto simples, mas de grande impacto, são as trufas. Aqui estou falando das trufas clássicas, ou seja, daquelas bolinhas de ganache bem firme, que são modeladas e banhadas a mão, uma a uma (veja uma receita ao final do post). Elas ficam ainda mais bonitas e parecidas com o fungo que dá origem ao seu nome quando roladas em cacau em pó logo após o banho com chocolate temperado. As trufas certamente têm um charme especial e grande número de fãs.

As vantagens de trabalhar com esses produtos são:

  • Baixo investimento em material: você vai precisar basicamente de saco de confeitar, luvas e papel manteiga, sem precisar investir nada em formas para moldar os chocolates.
  • Simplicidade e rapidez no preparo: você vai precisar temperar chocolate uma única vez para trabalhar (diferente dos bombons, que tem mais etapas a cumprir).

Uma sugestão para otimizar a sua produção é utilizar o chocolate que sobrou do banho das trufas para fazer os mendiants; basta deixar tudo a mão e aproveitar o chocolate ainda temperado.

Trufas e mendiants podem ser empilhados na embalagem, então escolha caixas de papel kraft mais altas, forre com celofane por dentro e finalize com fita e tag com o seu nome ou marca. Vai ficar bem charmoso! Trabalhe com um único modelo e tamanho de caixa e mude apenas os acabamentos, assim você não precisa investir em variedade de embalagens.

Muitos negócios começam com apenas um produto (trufas, por exemplo). Começar com um ou dois produtos pode ser muito bom para você testar o mercado e a sua capacidade de produção e entrega. Inspire-se e mãos à obra!

 

RECEITA DE TRUFA DE CHOCOLATE MEIO AMARGO

Ingredientes:

200 gr de chocolate meio amargo de boa qualidade (não use fracionado)

100 gr de creme de leite UHT (de caixinha)

25 gr de manteiga sem sal

Modo de preparo: 

Derreta o chocolate no microondas na potência média.

Aqueça o creme de leite com a manteiga no microondas na potência média (o suficiente para derreter a manteiga) e misture bem.

Misture o chocolate derretido com o creme de leite e a manteiga. Mexa em movimentos circulares até obter uma mistura homogênea e brilhosa.

Deixe na geladeira até endurecer (recomendado deixar de um dia para o outro).

Modele bolinhas de 15 gr e passe no cacau ou chocolate em pó ou banhe em chocolate temperado com as mãos (utilize luvas). Deposite as trufas sobre um tapete de silicone ou papel manteiga.

Dicas:

Para temperar o chocolate, trabalhe em ambiente fresco e siga as instruções da embalagem. Se você não quiser fazer o banho em chocolate, mantenha as trufas na geladeira.

Rendimento e validade:

Rende aproximadamente 20 trufas. A validade é de 7 dias.

 

Você pretende encarar a chocolateria como negócio? Baixe aqui um e-book que fiz especialmente para você com 12 dicas importantes sobre o assunto.

Mendiants e trufas fazem parte do conteúdo do Curso Básico de Chocolateria que ministro aqui em Porto Alegre.  A próxima turma já tem data, clique aqui e veja as informações completas!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.